Escolha seu sistema: (Como saber se o seu Windows é 32 ou 64 bits?)
Meu Sistema é 32 bitsMeu Sistema é 64 bits


próxima versão do Windows não começa do zero. Ela vem sendo desenvolvida a partir do que deu certo no Windows 7 com melhorias: mais recursos de segurança, inicialização mais rápida e maior duração de bateria em portáteis.

Agora, aqueles mais ansiosos que já querem conhecer as novidades que vêm por aí podem experimentar as funcionalidades e os recursos do novo sistema, que vai rodar em qualquer computador, mas foi pensado especialmente para telas de toque.

Nova interface

Essa é a mudança mais sensível em relação às versões anteriores. Como o Windows 8 é pensado para telas de toque, basta deslizar dois dedos pelo touchpad e digitar a senha para que ele seja carregado. O processo é quase instantâneo.
O ambiente é baseado na interface Metro e se parece uma versão desktop das pastas de aplicativo do iOS. O usuário só precisa arrastar a tela para enxergar outros aplicativos e pastas, podendo reorganizá-las com “arrastar e soltar”. Para visualizar todas as telas de mosaicos, basta utilizar o “Zoom Out”.
O Gerenciador de tarefas passou por várias mudanças. O Painel de Controle também conta com muitas novidades interessantes, como a possibilidade de executar reinicializações rápidas sem afetar os arquivos abertos.
A barra de buscas internas foi reformulada. Sempre que o usuário digitar alguma palavra para buscar aplicativos ou documentos, poderá contar com filtros para refinar as pesquisas e facilitar o acesso a determinados arquivos.

Touchscreen

O Windows 8 funciona em computadores convencionais e em tablets. Logo, todos os aplicativos, serviços e sistemas internos são compatíveis com toques na tela. O teclado virtual integrado é simples e oferece teclas grandes para evitar problemas referentes à digitação. Tarefas como copiar e colar são muito facilitadas com o suporte do novo sistema.

Windows Store

Já era sabido que o Windows 8 contaria com uma loja de aplicativos. E é bastante simples enviar os softwares criados para ela. Mas há um detalhe interessante para os usuários: antes de serem divulgados e disponibilizados para o público, os programas precisam passar por uma avaliação da própria Microsoft, o que deve prevenir a presença de arquivos infectados.
O acesso à loja é facilitado por um atalho na interface Metro. Os aplicativos são organizados por gêneros e preços, como acontece no Android Market e na AppStore. Há screenshots, descrição e análise de usuários.

Não é só toque

Apesar de enraizado em ambientes de toque, o Windows 8 vai rodar em qualquer computador, independente da arquitetura utilizada pelos processadores: x86, x64 ou ARM. E é por isso que ele poderá ser instalado em notebooks, desktops, tablets e até mesmo a partir de um pendrive.
Em um notebook antigo, vendido originalmente com Windows 7, o boot levou apenas oito segundos; outro portátil, mais potente, inicializou o sistema em apenas dois segundos.
Monitores de qualquer resolução podem ser utilizados. Dependendo do tamanho da tela, o sistema operacional é alterado automaticamente para se adaptar melhor às limitações impostas.

USB 3.0, NFC e canetas Stylish

O Windows 8 tem compatibilidade nativa com a tecnologia USB 3.0, o que garante a transmissão e transferência de dados com bastante velocidade.
Se o tablet ou computador for equipado com sensores NFC, rapidamente podem ser feitas análises de produtos e outros aparelhos que contem com a mesma tecnologia.
Canetas stylish podem ser utilizadas para desenhos ou mesmo para escrever, pois o sistema identifica rapidamente os caracteres escritos. Isso pode ser utilizado diretamente na tela (pelo touchscreen) ou por mesas digitalizadoras.

Acesso remoto e virtualização

O sistema de acesso remoto a computadores foi remodelado. Com mais dinamismo nas comunicações, as máquinas podem ser controladas com muita facilidade, incluindo a compatibilidade com o touchscreen.
Dependendo das configurações utilizadas, é possível ter acesso a listas de processos e várias outras informações mais avançadas. A virtualização também foi melhorada, permitindo que imagens ISO abertas nos computadores possam ser utilizadas como unidades separadas.

Versões para download

Atualmente, há três versões diferentes para você escolher, como você confere a seguir.

32-bit (x86)

Após clicar em “Clique para baixar”, você vai fazer o download da versão de 32-bit do Windows 8, que tem 2.8 GB. Ela inclui uma imagem no formato ISO que já tem o Metro Style.

64-bit (x64)

Caso prefira, clique aqui e faça o download da versão 64-bit, que também está no formato ISO com o Metro Style. O download tem 3.6 GB.

64-bit com Developer Tools (x64)

Esta versão tem o Windows 8 64-bit inclui uma série de ferramentas, a saber:
  • Windows SDK para aplicativos em Metro Style;
  • Microsoft Visual Studio 11 Express;
  • Microsoft Expression Blend 5 Developer Preview;
  • 28 aplicativos Metro Style incluindo o BUILD.
Clique aqui para baixar esta versão. A ISO tem 4.8 GB.
Fonte:baixaki