• Gratuito
  • 718 KB
  • Para WindowsXP/Vista/7

O uTorrent é um dos primeiros nomes que vêm à cabeça de quem baixa arquivos da web. O programa que inovou ao oferecer um visual compacto e excelentes ferramentas que aproveitam de verdade a banda larga chega à sua terceira versão e apresenta uma série de novidades.
Vídeo de apresentação
Mantendo recursos que deram certo, como o leitor de RSS, e aderindo novidades muito interessantes, como a possibilidade de instalar aplicativos no programa (no melhor estilo extensão de navegador), o uTorrent dá sequência em sua caminhada e mostra não ser por acaso o fato de seu nome ser sinônimo de downloads rápidos.

Streaming de conteúdo

Uma novidade bastante interessante aqui é a opção de transmissão de conteúdo. Enquanto você faz o download, dependendo do quanto já foi transferido para a máquina é possível visualizá-lo. Esse tipo de recurso já existe em aplicativos P2P, mas agora chega ao mundo dos torrents. Essa opção é extremamente útil para quem quer ter certeza de que está baixando o conteúdo correto.
Streaming

Compartilhe arquivos rapidamente

Compartilhar arquivos está ainda mais fácil. Basta que você arraste qualquer arquivo para o campo “Arraste arquivos para enviar” e, em pouco tempo, ele é enviado para os servidores do uTorrent. É possível adicionar uma breve mensagem para anexar ao item compartilhado e então obter um link (encurtado) para enviar a todos que forem baixá-lo.

Controle remoto

Se você estiver indo para a faculdade ou para o trabalho e quiser deixar o computador ligado para continuar algum download, poderá saber exatamente como estão os processos de transferência dos arquivos baixados. Isso graças ao serviço de controle remoto que foi adicionado à nova versão do uTorrent.
Acesso pelo site remoto
Com ele torna-se possível acessar e controlar os downloads de qualquer lugar em que você esteja (desde que haja conexão com a internet). A maneira mais simples é por meio do siteRemote.uTorrent, mas também é possível controlar tudo por um aplicativo disponibilizado para smartphones Android (ainda em fase de testes).
Para habilitar o acesso remoto é necessário seguir algumas rápidas instruções. Siga o caminhoOpções > Preferências > Remoto. Em seguida, marque a caixa de seleção que está ao lado da opção “Habilitar Acesso uTorrent Remoto”. Depois, escolha um nome de usuário e uma senha. Quando acessar o site para controlar remotamente o aplicativo, insira-os novamente.

Central de aplicativos

Não são só a Apple, o Android e o Google Chrome que possuem uma central de aplicativos. O novo uTorrent vem com suporte para a instalação de uma série de aplicações extras que darão novas funções ao cliente de torrent. Os complementos são divididos nas categorias vídeo, áudio e podcast, e você pode ainda realizar buscas por apps.
Muitos apps
Por meio dessas extensões você pode fazer download de músicas gratuitas, assistir a filmes independentes compartilhados por seus próprios criadores, visualizar um mapa global indicando de onde vêm os usuários em contato com você via download e upload, twittar informações sobre suas transferências e muito mais.
Um dos aplicativos mais interessantes disponível no novo uTorrent é o uMap. Com ele, você pode saber de onde estão vindo os arquivos baixados e até mesmo qual versão do aplicativo está sendo utilizada para enviar os dados.
Mapas e outros aplicativos

Opções de interface

Acessando Opções > Preferências > Interface UI você terá acesso a uma enorme gama de opções que podem ser marcadas ou desmarcadas para deixar o uTorrent do jeito que você preferir. Faça todas as alterações desejadas para que o aplicativo se encaixe melhor no seu perfil de utilização.

A união BitTorrent e uTorrent

Se você conhece os clientes BitTorrent e uTorrent e percebeu muitas semelhanças entre eles nas suas últimas versões — mais semelhanças do que o normal entre clientes torrent —, tudo pode ser facilmente explicado. Afinal, não se trata de uma mera coincidência. O criador do BitTorrent, Bram Cohen, anunciou, em dezembro de 2006, que havia comprado o  uTorrent, concorrente mais leve e com recursos inovadores.